Bem-vindos à página digital da Delegação Portuguesa junto da OCDE.

Cabe-me agora a mim ser o representante português junto desta Organização Internacional cuja cobertura geográfica e áreas de interesse e atividade têm vindo a expandir-se nos últimos anos. A OCDE é hoje uma Organização cuja presença cobre o globo, Américas, Europa, Ásia e Oceânia, enquanto as suas competências abrangem temas tão diversos como o ambiente, a educação, a saúde, a agricultura, as novas tecnologias, o comércio, a governação, o desenvolvimento…, com um objetivo muito claro:  definir “melhores políticas para um mundo melhor”.

No desempenho da minha missão conto com uma equipa de colegas dedicados e conhecedores das matérias em que trabalham, que acompanham diariamente os debates e os processos para os quais contribuem com as posições portuguesas, a nossa visão do mundo e as nossas ambições, ajudando a construir decisões comuns, a definir as melhores   políticas, as melhores práticas, os melhores caminhos.

Defini para o meu mandato 3 objetivos essenciais que espero poder cumprir: dar a conhecer a um público mais vasto e diversificado a OCDE, a sua natureza e os seus objetivos; procurar contribuir para o trabalho da OCDE numa perspetiva de mais valia; ambicionar que a OCDE contribua efetivamente para uma melhor qualidade das políticas de governação em Portugal, tornando-as mais adaptadas às nossas necessidades e  realidades e desta forma  mais eficientes, transformadoras.

Fica aqui um convite. Visitem o “universo” da OCDE e fiquem a conhecer quão variadas são as tarefas e a qualidade dos seus estudos e projetos. E o bem fundado dos seus conselhos.  A OCDE é um instrumento para o bem-estar das populações dos seus estados Membros, de que Portugal desde a primeira hora beneficia, mas que simultaneamente procura um mundo mais prospero, mais justo, mais humano.

Manuel Lobo Antunes

Embaixador, Representante de Portugal junto da OCDE 

 

  • Partilhe